Search

17/11: Dia Nacional de Combate à Tuberculose

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é uma data com o objetivo de conscientizar quanto a prevenção, sintomas e tratamento da enfermidade que, por mais que seja antiga e que pode ser curada, continua sendo um problema na saúde da população mundial.

Somente no Brasil são aproximadamente 70 mil casos anualmente, ocorrendo cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da Tuberculose. A doença é infecciosa e transmissível e afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas da vítima.

TRANSMISSÃO

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa – ao falar, espirrar ou tossir. O enfermo expele pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.
A má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo e qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica também favorecem o estabelecimento da doença.

SINTOMAS

Alguns pacientes não exibem qualquer indício da doença, já outros apresentam sintomas aparentemente simples, que são ignorados por meses (ou anos). Contudo, na maioria dos infectados os sintomas mais frequentes descritos são:

  • Tosse seca contínua no início, logo depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre baixa;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Palidez;
  • Emagrecimento acentuado;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza;
  • Prostração. Nos casos mais graves, os pacientes apresentam dificuldades na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue; Colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).

TRATAMENTO

A tuberculose tem seu tratamento à base de antibióticos, durando no mínimo seis meses. Logo nas primeiras semanas o paciente já se sente melhor, o que faz com que grande parte interrompa ou altere a tomada dos medicamentos, gerando complicações na doença e resultando no desenvolvimento de tuberculose resistente aos medicamentos. Dessa forma, é importante orientar o paciente, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento.

O diretor do Hospital Astir, Subtenente PM Francisco Reginaldo, destacou a importância desse dia para conscientizar a população mundial quanto a prevenção da doença.

Este dia representa uma oportunidade valiosa para disseminar informações, promover a conscientização e incentivar ações coordenadas. Nossa responsabilidade como instituição de saúde vai além do tratamento, temos o compromisso de educar, diagnosticar precocemente e apoiar na prevenção dessa doença.

Ao destacarmos este dia, reforçamos a importância da colaboração entre profissionais de saúde, governos e a sociedade em geral. Cada gesto e esforço no combate à tuberculose conta. Que sejamos agentes da mudança, promovendo informação, acesso a tratamentos e quebrando estigmas associados à doença. Juntos, podemos criar um futuro onde a tuberculose seja uma preocupação do passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *