Search

A importância de fazer check-up periodicamente

Todos gostaríamos de manter uma vida saudável, não é mesmo? Mas o que muitos não sabem é que esse estilo de vida vai além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. É muito importante a realização do check-up periódico, pois permite que, por meio da realização de exames simples, seja avaliado o estado de saúde do paciente de forma completa.

O check-up irá auxiliar na detecção de possíveis alterações no organismo ou de doenças, os quais muitas das vezes, não apresentam qualquer tipo de sintomas, sendo descobertas apenas por meio da realização de exames. O diagnóstico precoce da grande maioria das doenças é fundamental para o sucesso do tratamento.

Separamos aqui os principais motivos para lhe convencer de vez a realizar os seus exames periódicos, garantindo uma boa qualidade de vida, confira:

  • PREVENÇÃO DE DOENÇAS:

Muitos de nós brasileiros esperamos sentir aquela dorzinha para ir ao médico, não é mesmo? Mas cuidado, não é sempre que o corpo envia sinais de que não está tão bem assim quanto parece. Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico constante. Os principais exames do check-up são:

* Hemograma – exame de sangue que avalia o estoque de células vermelhas e brancas

* Colesterol e glicemia – exames que analisam a concentração de gorduras e açúcar na circulação sanguínea

* Eletrocardiograma – exame que avalia o risco cardiovascular através do uso de eletrodos

* Ultrassom – exame de imagem que avalia órgãos e tecidos do corpo

* Mamografia – exame de imagem que avalia a condição das glândulas mamárias

É importante lembrar que, na ida ao médico, será verificado se existe a necessidade da realização de outros exames mais específicos, podendo também encaminhá-lo para outro especialista.

  • HISTÓRICO FAMILIAR

Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.

  • IDADE AVANÇADA

É importante se prevenir em todas as idade, porém, para quem já passou da casa dos 40 aninhos é ainda mais essencial. Isso porque, com o avanço dos anos, o corpo também muda e o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do corpo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Buscar por um geriatra pode ser a melhor opção, pois esse profissional é especializado em auxiliar seus pacientes e ajudar na prevenção e no tratamento de doenças associadas ao envelhecimento.

  • SAÚDE DA MULHER: CUIDADO REDOBRADO

Os cuidados com as mulheres vai além dos exames de rotina, é preciso também estar atento com as especificidades do seu corpo. O sistema reprodutivo geralmente é o que mais preocupa. Para isso, devem ser realizados anualmente exames como o papanicolau, que identifica alterações no colo do útero, e o ultrassom endovaginal, que permite a avaliação dos órgãos da região pélvica. Já a mamografia, que avalia alterações nas glândulas mamárias, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, com exceção daquelas que já possuem histórico de doença na família, que devem começar aos 30.

“Mas não tenho tempo”, não se preocupe, muitos desses exames são realizados de forma rápida, ágil, segura e exige procedimentos de preparo simples, que afetam pouco a rotina do paciente, e a Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia – ASTIR, busca continuamente melhorar no atendimento de seus pacientes, realizando exames com mais agilidade.

Segundo o diretor executivo da ASTIR, subtenente PM Francisco Reginaldo, é importante detectarmos precocemente qualquer alteração de nossos organismos, dando início imediato dos tratamentos adequados, aumentando assim as chances de sucesso.

“A prevenção é fundamental para a saúde duradoura; realizar exames periódicos é a chave para detectar precocemente potenciais problemas e garantir uma vida plena e ativa.”

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *